Publicado por: Bruno Costa | 25/09/2009

Atari, ainda valioso em nossos corações!


Fala galera!

Meu primeiro post como colaborador do BLOG, e com certeza sou mais um amante do mundo dos games e eu não poderia escolher outro Console que marcou a minha vida, é ele mesmo, o ATARI… vou contar aqui um pouco de seu surgimento no Brasil e como anda o público ainda fiel a esta relíquia…

O Atari chegou ao Brasil na década de 80, ano em que era proibido, devido a legislação vigente, a importação de equipamentos eletrônicos em geral, principalmente os da área de informática. Videogames estavam incluídos nisto. Só seria possível fabricá-los aqui e por empresas brasileiras. Isto era uma forma de incentivar a indústria eletrônica nacional a se desenvolver.

Atari 2600

Atari 2600

E devido a essa legislação existente à época que se desenvolveu a indústria nacional de videogames. E tivemos um bom sortimento de aparelhos diferentes, o que torna o videogame brasileiro único. Certamente a minha, a sua, a nossa lembrança dessa época são destes aparelhos, seus cartuchos e tudo que rolou na época, aqui no Brasil.

1983 foi o ano do lançamento, 1984 foi o ano da consolidação do Atari por aqui, uma grande oportunidade entre outros consoles da época, mas que com mais destaque no mercado brasileiro, o Atari conseguiu consquitar o público Brasileiro, com uma ajudinha, a fabricação de “Cartuchos” ou jogos aqui mesmo também.

Primeiro joystick do Atari

Primeiro joystick do Atari

De 1986 em diante, infelizmente, o mercado dos videogames começou a “esfriar”. Este ano ainda o Atari tinha força e jogos continuavam a ser fabricados e lançados. Porém de 1987 em diante a produção foi diminuindo. Em grande parte a causa maior do “fim” da febre do Atari foram a popularização dos microcomputadores com capacidades gráficas e sonoras superiores a do Atari.

Boa parte dos pequenos fabricantes de cartuchos foram parando a fabricação e muitos fechando as portas; outros se dedicaram a fabricação de cartuchos para videogames mais “modernos” ou simplesmente mudaram de ramo de atividade.

E para desespero dos fãns a Polyvox encerrou a fabricação do Atari no fim da década de 80, pondo um fim a indústria nacional do Atari, era o fim da era “ATARIANA”.

Mas não precisamos chorar, sabemos que hoje pelo menos 80% das jogadores que utilizaram o valioso Atari ainda lembram de forma positiva de sua simplicidade mas que divertia muito sem o atual problema dos DVD’s ou BLUE RAY, os famosos “NOW LOADING”.


informações históricas retiradas do site http://www.atari.com.br

Anúncios

Responses

  1. eae galera.

    Curti o Blog, ta no começo, mais já vi que vai ter bastante coisa interessante aqui.

    Queria saber se não querem formar uma parceria, ai é só ir lá na pagina de parceiros e pegar nosso banner e passar o de vocês.

    continuem com as postagens \o

  2. Ótimo post! Diversão e conhecimento no mesmo texto. Continuem assim!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: