Publicado por: Bruno Costa | 21/11/2009

Inovação da Microsoft: O PROJETO NATAL


Inovação da Microsoft: O PROJETO NATAL

Galera muitos já conhecem esse projeto que foi anunciado no evento E3 este ano o chamado Projeto Natal, a Microsoft criou novo sistema de controle que utiliza apenas detecção de movimento e reconhecimento de voz, incrível não?! Acho que seu dissesse para p meu pai ele me internaria em um hospício.

Diferente dos sistemas anteriores, como o PlayStation Eye e a Xbox Live Cam, que fazem apenas a leitura da silhueta da imagem captada por uma câmera, o Projeto Natal com perfeição consegue perceber espacialmente o jogador.

Este projeto segundo a Microsoft, combina uma câmera colorida, sensor de profundidade, microfone e processador especial. Diferente de câmeras e controles 2D, o Project Natal acompanha o movimento do corpo do jogador tridimensionalmente, enquanto responde a comandos, instruções e até mesmo mudança de tom na voz.

Nas demos que foram apresentadas, o sistema de detecção não só funcionava em tempo real, sem atrasos entre a ação do jogador e a ação na tela, como também tudo fluia perfeitamente mesmo em situações de jogo real. Burnout, um game de corrida extremamente dinâmico, foi modificado para processar as informações do Projeto Natal.

O sistema foi batizado com o nome da capital do Rio Grande do Norte, cidade querida de um dos responsáveis pelo projeto. O brasileiro Alex Kipman, nascido em Curitiba, no Paraná, é uma das mentes por trás do revolucionário controle. Ele, ao lado de Don Mattrick, ex-presidente da Electronic Arts e atual chefe da divisão de videogames da Microsoft, decidiram dar um passo além do que o Wii oferece, tirando os controles físicos da equação e transformando o ato de jogar em uma atividade muito mais orgânica e intuitiva.

Se chegar ao mercado por um preço adequado, algo em torno de US$ 100, é bem possível que a Microsoft cause enormes danos à liderança atual da Nintendo. O fim de ano de 2010, quando o aparelho já estará à venda e diversos jogos já utilizarão suas capacidades, será decisivo.

Dado este fato, comecemos a refletir, onde chegaremos com tantas inovações?

(CLIQUE NA IMAGEM PARA VISUALIZAR MELHOR A TIRA.)

Informações pesquisadas no site da MICROSOFT

Anúncios

Responses

  1. Com certeza o Projeto Natal será uma grande inovação no mundo dos videogames, especialmente para competir com o Wii, que por sinal é o mais novo e sucesso estourado da Nintendo. Mas não sei, para mim é praticamente impossível substituir os controles. Substituíram? Sim, isso eles fizeram, mas não aposto nem meia pataca para que os jogos do Projeto Natal dê alguns erros de interpretação de movimentos e torne a jogatina em um estresse. Só acho legal que foi um cara do Brasil que criou o projeto (depois do Zeebo, minhas esperanças videogamísticas no Brasil foram por água abaixo), e ainda de Curitiba, que é onde eu moro. Mas ainda não sabemos, afinal a Microsoft não é qualquer coisa e se ela está trabalhando duro nisso pode render algo que funcione. Bom, nem na Microsoft eu não confio amis depois do “blackout” de MSN que ela fez. Mas é isso, talvez isso dê certo e a Microsoft saia no lucro, ou na pior (ou não) das hipóteses o videogame ser um fracasso total e ajudar a empurrar a Microsoft para a descida. Se lembram do VirtualBoy? Foi uma das primeiras tentativas de se fazer jogos em 3ª dimensão mesmo e proporcionar uma sensação de que o jogador estava dentro do jogo. Mas o treco só proporcionou a sensação de dor nos olhos e dor de cabeça, o que fez com que o videogame não caísse na boca do povo e fosse um fracasso, assim como eu acho que o Projeto natal tem grandes possibilidades de ser.

    É isso, o blog é muito organizado e legal, espero comentar mais por aqui. Abraços.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: